segunda-feira, 28 de abril de 2014

New York, New York!

New York é uma cidade tão presente em nosso imaginário que é fácil se sentir em casa. Além disso, a parte central da cidade (Manhattan) é planejada de modo bastante simétrico e lógico, com "apelidos" para cada região. Mas, ainda assim, nos primeiros dias precisamos pensar um pouco para saber onde estamos e para onde queremos ir. Para facilitar, basta utilizar as "colas" abaixo":


Orientação
Downtown inclui bairros abaixo da rua 14;
Midtown é a área que fica entre as ruas 14 e 59;
Uptown, acima da rua 59.
As avenidas geralmente são paralelas e percorrem toda a ilha. Ao invés de nomes as avenidas são numeradas de forma lógica, com exceção da Broadway, Columbus, Lexington, Park, Madison, Amsterdam, Central Park West, Central Park East, Riverside e York Avenue.
O centro - ou "meio" - de Manhattan é marcado pela Quinta Avenida. Os endereços localizados ao leste da quinta avenida são marcados como East, ou E. Os números começam do zero à partir da 5th Ave e sobem em direção ao East River. O mesmo acontece com os endereços ao Oeste da 5th Ave que são marcados como 'West', ou W, e os números crescem em direção ao Hudson River.
As ruas de Manhattan também são paralelas e cruzam as avenidas. As ruas são numeradas de 1 a 220, com exceção de bairros como Financial District, Tribeca, Soho, Chinatown and Greenwich Village que foram ocupados antes do planejamento urbano e as ruas têm nomes ao invés de números. Use sempre um mapa porque pode ser um pouco confuso de se localizar nestes bairros.
           
Como entender o Metrô
As letras e números ao lado representam as linhas do metrô. As rotas são identificadas por cores.
Existem dois tipos de rotas, locais e expressas. As rotas locais param em todas as estações em uma linha (1, E, C, R, W, F, V e 6) e as expressas só fazem paradas em estações estratégicas na rota (2, 3, 4, 5, A, B, D, N, Q).
Uma dica: as paradas dass linhas expressas são marcadas com um ponto branco no mapa do metrô. As outras paradas são representadas por um ponto preto.
As estações quase sempre têm o nome da rua na qual está localizada e a entrada é indicada com lustres verdes (para estações 24h) e luzes vermelhas (estações com horário limitado). E atenção: algumas estações tem entradas separadas para quem vai sentido Uptown e Downtown. Olhe bem antes de entrar.
Para saber que sentido ir, é simples. Uptown = para cima, exemplo: Você está na rua 14 e quer para rua 34. Downtown = para baixo, exemplo: Você está na rua 42 e quer ir para a Spring Street, no Soho.




Nenhum comentário:

Postar um comentário