domingo, 27 de abril de 2014

BQB Linhas Aéreas

Aqui vamos compartilhar nossa primeira experiência com a BQB Linhas Aéreas (http://www.flybqb.com.uy/BQBFly/web/Home.)

Aproveitamos as férias de verão para conhecer a BQB Linhas Aéreas, especialmente porque estava com preços promocionais para a nova rota Porto Alegre -Santiago (Chile), com escala em Montevideo. No começo ficamos um pouco receosos, porque compramos as passagens antes mesmo do vôo começar a operar de fato. Vou detalhar todos os passos para ajudar quem estiver na dúvida se vale a pena, assim como nós ficamos.

POR QUE BQB?
Bom, a principal motivação por utilizar a BQB foi mesmo o preço: ida e volta, para duas pessoas, custava aproximadamente a metade do que a TAM cobrava. E ainda tem a vantagem de a escala ser em Montevideo o que, para quem sai de Porto Alegre, reduz bastante o tempo de viagem - pela TAM tem que fazer escala em São Paulo e só de pensar na confusão do aeroporto de Guarulhos já dá um desânimo!
Preço e tempo de viagem foram os critérios!

COMPRANDO A PASSAGEM
O site http://www.flybqb.com.uy/BQBFly/web/Home da companhia é bem fraquinho e confuso, não deixa claro em qual moeda estão os preços e ainda tem uma parte do formulário que dava erro.
Pedia o número de algum documento que eu não sabia o que era, tentei colocar CEP, CPF, RG e nada adiantava. E o pior, trancava tudo! Parece que é o número de um documento uruguaio. Não recordo como fiz para resolver o impasse, acho que coloquei tudo 0 ou 9, só sei que acabou dando certo!
Para resolver o mistério da cotação, olhei a terminação do site: se for uy, são pesos uruguaios, mas também dá para entrar no que tem a terminação br e aí PARECE que o preço está em pesos argentinos (ao menos foi o que eu li em algum outro blog). Na dúvida, comprei pelo site uruguaio para ter certeza da cotação.
Em seguida veio por email a confirmação, imprimi tudo e ficamos aguardando a proximidade da viagem para confirmar os tickets e reservar os assentos. Mas aí...ESQUECE, o web check-in nunca funcionou.
Quando estávamos às vésperas da partida fiquei com medo e saí a pesquisar na rede as reclamações: encontrei bastante gente relatando problemas com a compra, mas nada sobre o web check-in. Havia também queixas quanto a cobranças indevidas (ou não realizadas) no cartão de crédito e dificuldades em cancelar o bilhete. Nada disso aconteceu conosco.
Resolvi então ligar para o 0800 da companhia. Detalhe, no site eles esqueceram de colocar o zero na frente do número e a primeira tentativa não completou a ligação. Com o zero, fui atendida rapidamente por uma funcionária que falava um bom portunhol e confirmou as passagens. UFA!

EMBARCANDO
Chegamos cedo no aeroporto e o check-in já estava aberto, os funcionários foram educados e foi tudo tranquilo. O único porém é que só nos deram o bilhete do primeiro trecho (POA - Montevideo), e ainda por cima feito a mão! A explicação dada foi de que ainda não on line com o aeroporto de Montevideo, por isso não podemos emitir os dois bilhetes. Aí voltamos a ficar preocupados... já pensou se chegando em Montevideo não tem lugar no outro vôo? Eles garantiram que não e que chegando lá os funcionários da companhia estariam nos aguardando com os bilhetes do outro trecho...

VOANDO
O embarque em Porto Alegre começou uns 15 minutos antes do horário do vôo e foi bem rápido, apesar de termos que pegar um ônibus e caminhar na pista (o avião é pequeno, não alcança os fingers). Logo em seguida começou o serviço de bordo: uma caixinha com um suco, bombom e bolachas salgadas. Tudo muito apresentável e bom, considerando o preço do bilhete e o tempo de vôo. No trecho para Santiago a diferença foi que ao invés de suco de caixinha passaram oferecendo refrigerantes, água, suco, chá e café em copos (de vidro, um luxo!) e o bombom foi substituído por um alfajor.

CONEXÃO
Conforme informado, ao chegarmos em Montevideo havia funcionários aguardando quem estava em conexão para Santiago. Pediram que aguardássemos e, em seguida, nos trouxeram os bilhetes. Só não pudemos escolher os assentos, mas como o vôo não estava cheio deu para trocar. O único problema foi mesmo o tempo de espera, que era para ser aproximadamente 30 min e durou quase 1h e 30min.

Na volta foi tudo semelhante, com a diferença que o atraso no embarque em Montevideo foi muito maior: TRÊS HORAS de atraso!!

CONCLUSÃO
Se os preços continuarem competitivos, vale a pena, mas tem que ir preparado para os atrasos na conexão. Os funcionários são educados, o serviço de bordo é satisfatório e, para quem é do sul, ainda tem a vantagem de escapar do aeroporto de Guarulhos.

OBS: em outro post comentarei sobre os aeroportos de Montevideo e Santiago.

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